Digital Influencer: Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

A frase que intitula esse texto é do Tio Bem, tio do Peter Parker, em um momento de aconselhar seu sobrinho que havia descoberto seus poderes aracnídeos. Com esse momento de nostalgia, inicio minha reflexão a respeito do poder que as ferramentas de tecnologia proporcionam hoje em dia aos chamados Influenciadores Digitais!

É muito comum hoje em dia recorrermos à Internet para levantar informações sobre os mais diversos assuntos. Desde um Review de um produto até um Make Yourselfie de maquiagem. Basicamente tudo se encontra na grande rede! Minha reflexão (ou provocação) de hoje pretende propor, duas indagações:

1ª) Todo conteúdo da Internet é de qualidade?

2ª) Os conhecidos como Digital Influencers estão preparados para, realmente, influenciar seus seguidores?

É claro que a resposta da primeira questão é um Não, com N maiúsculo! Nem tudo na Internet possui a qualidade que almejamos. Realmente existe muito lixo na web. Por mais forte que essa expressão pareça, é essa a percepção que tenho. Muito conteúdo divulgado não tem utilidade nenhuma ou, então, quando pode ter utilidade, não é produzido com a qualidade ou profundidade merecida. Uma pena isso, pois muitas pessoas tomam tais posicionamentos como verdade absoluta e não questionam ou investigam mais sobre o tema consumido.

Agora, a resposta para a segunda pergunta pode dar abertura para inúmeras discussões. O Digital Influencer é aquela pessoa que consegue influenciar um determinado grupo de indivíduos por meio da Internet, ou seja, ele tem uma quantidade de cidadãos que consomem seu conteúdo, acompanham, curtem, compartilham, dentre outras coisas. Essa figura torna-se pública e, certas vezes, inspiradora para muita gente. E aqui é que vem a grande responsabilidade de um Influenciador Digital!

Sendo, então, uma figura que inspira e influencia as demais, muitos acabam se aventurando em opinar sobre assuntos que não dominam. Ficam presos apenas no senso comum, insistindo em enxergar a margem de tópicos de discussão considerados polêmicos, sem a devida profundidade necessária, tudo em busca de likescompartilhamentos e clicks no sininho. Se estão tendo sucesso com isso, parabéns para eles. Mas, minha consciência, valores e princípios não me permitem aproveitar da ignorância alheia para ganhar fama.

Tenho certeza que, neste momento, muitos nomes de YouTubers passaram em sua mente. E quero que fique claro que respeito o trabalho de todos eles, mesmo não concordando com algumas formas de abordagens ou posicionamentos. Outra coisa que você deve ter pensado é: “Se o Prof. Danillo fala sobre isso é porque ele também assiste esses caras!”. É, meu caro. Você tem razão. Assisto, pois preciso conhecer para ter exemplos, sejam eles bons ou negativos. No entanto, não tomo como verdade tudo que falam. Prefiro ser influenciado com conteúdos que me façam melhorar como pessoa, como esposo, como pai, como professor. Sim, conteúdos da própria Internet, mas que vêm recheados de conhecimento significativo, que façam a diferença na minha vida como um todo. Conteúdos que me façam enxergar a vida como uma oportunidade de ser melhor a cada dia. Isso sim me influencia!

Diante disso, minha provocação de hoje é justamente para que você, que deseja se inserir no universo digital para se tornar um influenciador, procure ver o fundo ao invés de ficar à margem. Mantenha seus valores e princípios. Busque produzir conteúdos que transmitam a sua verdade e que façam a diferença na vida de seus futuros seguidores, sem demagogia ou discursos ambíguos, paradoxais. E, é claro, esteja preparado para receber críticas. Afinal, uma figura que se torna pública e deseja influenciar um grupo de indivíduos, deve estar preparada para enfrentar sujeitos que pensem diferente dela. Apenas não deixe que isso seja um golpe fatal para te desmotivar!

Ser uma pessoa melhor! Essa é minha oração diária! Tudo que procuro fazer, seja física ou virtualmente, está pautado nessa premissa, que vem carregada dos meus valores e princípios: Fé, Família, Caráter. Com isso, procuro usar o conhecimento que adquiro e as oportunidades que Deus me dá, para fazer a diferença na vida das pessoas, começando pelas que estão mais próximas de mim. E, por consequência, se eu consigo alcançar indivíduos com o uso da tecnologia, que se encontram geograficamente distantes, minha responsabilidade aumenta proporcionalmente aos quilômetros que a distância física nos separa, mas que as ondas da Internet nos aproximam.

Um abraço! Deus te abençoe!

Prof. Danillo Saes

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *